28 de maio de 2009

Manual de dicas para brasileiros – Moradia

manual 

Dando continuidade ao Manual de dicas para brasileiros 2009 (MDB 2009) parte II, hoje falaremos sobre :

Moradia

Para se alugar ou comprar imóvel, pode-se procurar uma corretora, ver os classificados dos jornais ou mesmo passear pelas ruas e, quando achar algo que interesse, visitar e olhar com cuidado. Em geral, os edifícios dispõem de serviço próprio de aluguel. Preste atenção em tudo o que há no imóvel e nas condições em que se encontra. Normalmente, um imóvel de aluguel vem com fogão e geladeira, mas poderá também estar equipado com máquina de lavar louça e máquinas de lavar e secar roupa. Não esquecer o mais importante neste país: a calefação. Em alguns casos, o pagamento da calefação está incluído no aluguel; em outros, só a eletricidade. Este assunto deve ser discutido com o proprietário. Aqui, em geral, a negociação é possível.

Todo contrato de aluguel é feito por escrito. Existe contrato padrão feito pela Régie du Logement (www.rdl.gouv.qc.ca), organismo oficial responsável pela regulamentação do setor imobiliário. Duas cópias deste contrato devem ser fornecidas pelo proprietário. Uma destas cópias fica para o inquilino e a outra para o proprietário. Lembre-se de que o contrato é um instrumento legal muito forte, que não pode ser facilmente rescindido: em caso de dúvida, é bom esclarecê-la antes de assinar. Modelos de contratos e cartas estão disponíveis no sítio Internet da Régie.

 

Dicas úteis

Ao procurar imóvel, encontram-se os números 2 1/2, 3 1/2 etc. Esta notação faz referência ao número de peças do imóvel, incluindo a cozinha. O banheiro é a peça que conta 1/2. Logo, um 5 1/2 consiste em 3 quartos, cozinha, sala e banheiro.

Às vezes, o proprietário oferece 1 mês de aluguel gratuito. Normalmente o contrato é de um ano, mas podem-se negociar diferentes períodos. Se você desejar que seu aluguel termine ao final do período do contrato, não se esqueça de enviar carta avisando, porque, pelas leis do Quebec, os aluguéis são automaticamente renovados se não houver aviso por escrito. Isto vale tanto para o inquilino, quanto para o proprietário. A carta enviada deve ser registrada. Para o aluguel de 1 ano, a carta deve ser enviada 3 meses antes do término do contrato. Para aluguel inferior a 12 meses, você deve enviar a carta 1 ou 2 meses antes do término do contrato. Se o inquilino receber carta do proprietário propondo mudanças no contrato (ex: aumento de aluguel, obras etc.), ele tem um mês a partir da data de recebimento para responder. Se não houver resposta, é porque o inquilino concordou com as alterações propostas. Antes de assinar o contrato, não se esqueça de verificar:

- se o prédio tem regras e, se as tiver, peça uma cópia;

- tudo o que está incluído no aluguel (eletricidade, água, calefação, fogão, geladeira etc.) e tenha certeza de que o proprietário escreveu o que está incluído na seção de cláusula adicional. Todo o extra que for combinado deve estar escrito no contrato.

 

Apêndice:

I-APRESENTAÇÃO

Em 1996, por iniciativa do Conselho de Cidadãos Brasileiros de Montreal e do Consulado-Geral do Brasil, foi criado o Manual de Dicas para Brasileiros com o objetivo de dar informações úteis para a instalação daqueles que vêm viver no Quebec, seja como imigrantes, seja como residentes temporários. Atualmemte em sua quarta edição, vem sendo atualizado periodicamente, incorporando orientações práticas, experiências pessoais e informações de fontes diversas. Pode e deve ser ampliado na medida em que for necessário. Desse modo, ao lê-lo, se você achar que alguma informação deva ser acrescentada, sinta-se à vontade para dirigir-se à Seção de Brasileiros do Consulado-Geral em Montreal ou a um dos seguintes membros do Conselho de Cidadãos :

Consulado-Geral em Montreal tel.: (514) 499-0968,

e-mail: geral@consbrasmontreal.org e brasileiros@consbrasmontreal.org

 

 

Leituras complementares:

Moradia – Boas Dicas

Quartiers de Montréal

Comparação entre os bairros de Montreal

Mais calor nas terras geladas

Série Moradia - Well e Suzell no Canadá

 

Não perca a próxima dica que será sobre Educação.

1 .:

Carlos disse...

Legal o comentário no meu blog, acompanho o de vcs sempre tb...

espero chegar no Quebec e conhecer cada um dos que estão me ajudando neste processo todo...

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!