21 de maio de 2009

Ferran Adrià e o seu El Bulli

Momento Gourmet
Hoje a persona destacada é nada menos nada mais que o grand chef Ferran Adrià.
Ferran Adrià
"Celebrity" premiadíssima, teve o seu restaurante El Bulli eleito em abril último, pela 4ª vez consecutiva como "o melhor restaurante do mundo" segundo a revista britânica Restaurant Magazine.  Situado em Roses, Girona, Espanha, o El Bulli abre suas portas por apenas 6 meses (abr/set) ao ano. Nos outros 6, ele fica fechado para "experiências gastronômicas" com profissionais de várias áreas como: físicos, engenheiros, cozinheiros (ããnn?) e até gente da NASA! Essas experiências se passam em seu laboratório conhecido como 'El Taller', em Barcelona. Ali é criado o cardápio anual (de 6 meses) a ser apresentado para o felizardo grupo de gourmets. Porém, o processo final de elaboração do inusitado cardápio, nem sequer chega à cozinha, mas sim em uma sala cheia de documentos e planilhas. Tudo é detalhadamente registrado!

Por essas e outras, a cada ano o menu é reinventado, e nada é o que parece no cardápio do restaurante! Este badalado restaurante espanhol, com ares futuristas e decorado com telas originais de Picasso e Dalí, funciona (rs) de segunda à sexta, unicamente para o jantar, e serve apenas 50 pessoas. Os pratos a serem degustados pelo seleto grupo de sortudos (nós??) da noite, são montados por uma equipe de 70  cozinheiros altamente qualificados, sob as ordens do alquimista Adrià. Errar é uma palavra que não existe para aquele que é considerado  o maior chef de cozinha da atualidade. No El bulli, tudo têm que sair absolutamente perfeito. equipe El Bulli

Mas se você têm interesse em conhecer os incríveis pratos do mago descontrutor da atual gastronomia (frase minha gentém), saiba que o El Bulli(que significa buldogue) possui uma lista de espera de um milhão (você leu certo e eu escrevi idem) de pessoas por ano. As reservas que começam em 15 de outubro de cada ano se esgotam rapidamente, ainda no mesmo dia! Ou seja, é praticamente impossível conseguir jantar lá nestes últimos anos.
O que comeremos lá: (técnica da afirmação positiva)
menu de degustação (veja um pouco do que já foi servido) é surpresa, e inclui cerca de 32 pratos com preço único (média $230 sem vinhos).  Alguns pratos do cardápio de 2008: Algodão Doce com Flores, Biscoitos de Tomate (com consistência de batata chips), Brioche de Xangai Frito, Risoto Tailandês de Grapefruit (sem arroz), e Orelhas de Coelho Crocantes.
O felizardo que conseguir sua vaga no El Bulli, seja lá em qual ano, usufruirá de uma experiência única, onde os 5 sentidos entram em cena. 
E você, encara uma reserva no El Bulli?

Assista abaixo, parte do programa de Anthony Bourdain sobre o El Bulli de Ferran Adrià, considerado por muitos, o cozinheiro minimalista (!!)


Leia também:
Filmes, Gatronomia e Rubem Alves
O Gênio do doce
 Sátira – Ferran Adriá
Não deixem de ler o nosso próximo post. Nele revelaremos o "porque" deste refinadíssimo artigo! tcharaaaannnn!

obs. O brasileiro D.O.M, do chef Alex Atala de São Paulo, obteve a 24ª posição, destacando-se como o único restaurante latino-americano listado. Viva o Brasil!

2 .:

Tuga Gourmet disse...

Belo post pois eu admiro-o muito recentemente irei ter uma formaçao com ele em barcelona...abraço

Juba e Dea disse...

Oi Tuga obrigada por sua visita. Que bom que gostou do post. Visitei o seu blog e gostei muito! Vou seguí-lo. Alta gastronomia. Parabéns pelo curso em Barcelona. Estudar com Adrià não é para qualquer um não!

sucesso para ti e até mais!

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!