27 de maio de 2009

Manual de dicas para brasileiros (parte I)

Então pessoal, a 4ª edição do Manual de Dicas para Brasileiros 2009, já está disponível no site do Consulado Geral do Brasil. Para aqueles que estão indo à Montreal definitivamente ou não (à trabalho, estudo, etc), e para aqueles que pretendem ir um dia , as tais dicas serão de grande ajuda. Para os que já estão cansados de saber as regras e de todas as informações gerais tais como: como se portar em terra estrangeira (cuidado com as "brasileiradas" gente), moradia,  educação, transporte coletivo, carteira de motorista e etc,   não custa relembrar, rsrsrs.

titulo

4ª Edição – março 2009

 Bem-vindo a Montreal

A cidade de Montreal (www.ville.montreal.qc.ca ), a maior da Província do Quebec, é situada numa ilha, a Ilha de Montreal, constituindo um município dividido em 27 distritos. Ocupando o centro de uma área densamente povoada, que se estende pelas margens Norte e Sul do Rio São Lourenço, Montreal integra a segunda maior região metropolitana do Canadá (a primeira é a região de Toronto, com 4.682.897 habitantes). Segundo os dados do recenseamento 2001, a população da cidade de Montreal é de 1.812.723 habitantes, e a da região da Grande Montreal, constituída de 108 municípios, é de 3,3 milhões. A população imigrante da cidade de Montreal corresponde a 35% do total. Vale lembrar que 80% da população imigrante da Província do Quebec residem na cidade de Montreal. Dentro desse contingente, encontra-se a comunidade brasileira local, constituída de aproximadamente 5900 brasileiros.

 

Informações úteis sobre Montreal podem ser obtidas pelo telefone (87-ACCES) do Accès Montreal, organismo oficial da cidade. Cada distrito possui pelo menos um escritório do Accès, onde você pode encontrar numerosas publicações e folhetos gratuitos sobre os mais variados aspectos da vida da cidade, desde atividades sociais e culturais até informações sobre coleta de lixo.

Nas livrarias locais podem-se encontrar, também, publicações como o “Bottin Internet”, catálogo com mais de 10.000 sítios sobre a cidade.

Dicas gerais

O recém-chegado a Montreal deve-se preparar para conviver com o costume de marcar hora com antecedência para quase tudo e para uma utilização de regras e procedimentos que para nós brasileiros pode parecer um pouco exagerada ou mesmo excessivamente burocrática. Acostume-se a ler todas as instruções - que certamente estarão disponíveis em algum lugar - para qualquer coisa que vá fazer, e de preferência antes de pedir informação.

O frio no Quebec não é brincadeira. As temperaturas podem chegar a 40 graus negativos, dependendo do fator vento. Mas acredite, a gente se acostuma. Você só precisa aprender a agasalhar-se de forma apropriada. Não se preocupe em comprar roupas de inverno no Brasil. Traga o estritamente necessário para os primeiros dias. No comércio local, agasalhos adequados - casacos, botas forradas, luvas etc. - podem ser adquiridos a preços diversos. Todos os ambientes são aquecidos e, graças ao eficiente sistema de circulação subterranêa, você pode, se quiser, andar quilômetros sem jamais sair ao ar livre.

Verifique com a companhia aérea seu limite de peso e bagagem. Em geral, é possível trazer roupas, utensílios e outros objetos.

Caso você tenha que fazer transferência de aeronave nos Estados Unidos, evite transtornos com a imigração daquele país, munindo-se do visto americano antes de sair do Brasil.

 

Consulado-Geral em Montreal tel.: (514) 499-0968,

e-mail: geral@consbrasmontreal.org e brasileiros@consbrasmontreal.org

 

Não percam a continuação da série: Manual de dicas para bra-si-lei-ros!! (parte II)

1 .:

Mirian Mondon disse...

Queridos Juba e Dea, que saudade de voces! Como estao os preparativos e em que altura? Por favor mandem noticias!!!

Esse blog (de quem sou madrinha com muito orgulho!) Está cada vez mais incrivel e é mesmo motivo de muito orgulho para mim!

Tem um prêmio para ele lá no meu blog, um premio SUPER merecido. Passe lá e role a barra! Eu dei os premios e esqueci de avisar, é é claro que só alguns descobriram! rs

Espero que gostem!
Beijos

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!