23 de julho de 2009

Seguro, telecomunicações e banco em Montreal

Manual de dicas para brasileiros parte VII

SEGURO

É muito importante fazer o seguro de sua casa e do seu carro. Para comprar carro, o seguro já tem de estar contratado. Carros esportivos e carros vermelhos implicam seguros mais caros, e os motoristas mais jovens pagam mais pelo seguro. O seguro de bens pessoais é de responsabilidade do inquilino. Se algo acontecer no seu imóvel que atinja os vizinhos, você é responsável pelo pagamento de todos os danos. As companhias seguradoras oferecem diversas modalidades. O seguro básico protege você apenas do roubo. Outros seguros o protegem dos chamados 13 riscos básicos, ou seja, entre outros, fogo, roubo, vandalismo, congelamento do sistema de calefação ou água etc. Antes de assinar contrato de seguro, estime o valor de todos os seus pertences (móveis, livros, discos, aparelhos eletrônicos, roupas etc.) e calcule a quantia de que precisaria para substituí-los. Se você for vitimado, a companhia de seguro só irá reembolsá-lo no valor previamente declarado. Lembre-se de manter seus documentos e fotografias em lugar seguro. Incêndios em países frios são freqüentes. Seja cuidadoso, aqui as casas são, em sua maioria, feitas de madeira. Peça ao agente de seguros explicação sobre as diferentes modalidades de contrato.

Leia: Seguros no Québec e Canadá

manual

TELECOMUNICAÇÕES

No Canadá, a linha telefônica não é comprada, mas alugada. Telefone é um serviço básico, como luz, água etc. Para obter um telefone basta ir a uma Teleboutique BELL ou VIDEOTRON (loja de serviços da companhia telefônica BELL, tel: (514) 310-2355) com os seus documentos e prova de residência. Depósito de 6 meses é exigido, e você escolhe o aparelho, bem como os serviços desejados. A ligação é geralmente feita em 48 horas. É possível ter seu próprio aparelho, mas nesse caso a BELL ou a VIDEOTRON não se responsabilizam por problemas em seu funcionamento. Para as chamadas interurbanas e internacionais, você pode escolher o serviço de outras companhias, mas faça antes pesquisa de mercado para saber qual é a mais vantajosa. Em caso de residentes temporários, caução de cerca de 200 dólares canadenses é exigida. Tal montante é devolvido, após 12 meses, corrigido, por cheque postal.

No campo da telefonia móvel, além da Bell e a VIDEOTRON, outras empresas atuam no mercado canadense. Trata-se de um serviço bastante utilizado e acessível a grande parte da população. Em relação às comunicações via Internet, o usuário dispõe de três opções de conexão: linha telefônica tradicional, linha telefônica de alta velocidade e cabo. São numerosas as empresas que atuam nesse setor.

eletrônicos, rádios e Tvs

BANCO

É importante ter conta no banco para poder iniciar histórico de crédito. No banco de sua escolha, procure um gerente de novas contas. Você poderá solicitar cartão de crédito no caso de residência permanente. Se seu status for de residente temporário, será necessário encontrar responsável ou efetuar depósito no valor do dobro do limite do cartão. Cartão de crédito, no Canadá, é prova de crédito, mesmo que você não o use.

Os residentes temporários (estudantes bolsistas em especial) deverão comparecer ao banco munidos de passaporte e declaração de bolsa de estudos. É importante destacar que, diferentemente do Brasil, muitos estabelecimentos comerciais não aceitam pagamento em cheque. Em geral, os pagamentos são feitos em sistema de crédito direto, no caixa do estabelecimento comercial (farmácia, lojas e supermercados) pelo sistema INTERAC (cartão magnético).

O que já vimos:

Não perca: a próxima dica é sobre Saúde em Montreal

4 .:

Rosi disse...

Olá,

Vou adaptar tudo isso para Toronto, adorei essas dicas, vcs são cheios de informações interessantes... valeu!!!

Bjos

Rosi

Juba e Dea disse...

Legal Rosi!
Vocês já estão com um pé lá né!
Estamos contentes por vocês! 8-)
a gente se fala
abração

Juba e Dea disse...

teste

Recent blog:=- Testando a caixa de comentários

Anônimo disse...

ola estou me preparando para ir residir no canada e amei o blog , valeu . abraço

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!