10 de junho de 2009

Manual de dicas para brasileiros – Transporte coletivo

Hoje a dica é de transporte coletivo em Montreal.

 

Montreal dispõe de eficiente sistema de transporte coletivo, em que linhas de ônibus e trens funcionam de maneira integrada.

manualMetrô-ônibus

Você pode comprar passe mensal, que lhe dá acesso ilimitado ao metrô e aos ônibus. O passe é vendido nas bilheterias do metrô e em diversos estabelecimentos, como farmácias, a partir do dia 20 de cada mês, e entra em vigor no dia primeiro do mês seguinte. Você também pode comprar bilhete unitário, ou cartela com seis tickets, que lhe dá direito ao uso do ticket-transferência, válido durante uma hora e meia em direção única. Se você pegar primeiro o metrô, retire o ticket-transferência na entrada, assim que passar na roleta, na caixa onde está escrito correspondence. Se você pegar primeiro o ônibus poderá solicitar o ticket ao motorista. Convém assinalar que o valor unitário da passagem é mais barato nas opções passe mensal e cartela com seis tickets.

 

Você pode solicitar mapas gratuitos da rede de metrô e ônibus nos guichês do metrô. Para saber sobre o trajeto e os horários de qualquer linha de ônibus, basta telefonar para AUTOBUS – 514-288-6287. A cada nova estação do ano, os horários de circulação são alterados. Folhetos gratuitos estão disponíveis nos veículos coletivos informando os novos horários. Na mesma época, é instalado um estande na estação Berri-UQAM do metrô, para distribuição de material informativo sobre os horários de todas as linhas da cidade.

O telefone para achados e perdidos é 514-280-4637.

 

Caso não tenha a planilha com os horários do ônibus, anote o número do TELBUS do ponto de ônibus mais próximo de sua casa. Quando você precisar saber o horário do próximo ônibus, ligue para esse número e uma secretária eletrônica vai-lhe dar informação sobre os 3 próximos horários.

 

Trem

Para os moradores de áreas mais afastadas do centro da cidade, uma ótima opção são os trens “de banlieue” que saem das estações Gare Centrale, Lucien-L’Allier e Vendôme (dependendo da destinação). O usuário de trem também pode adquirir um cartão mensal, integrado ao resto da rede de transporte urbano, ou pagar a passagem a cada viagem. Mais informações sobre trajetos, horários, tarifas e outros aspectos no sítio da Agence Metropolitaine du Transport: www.amt.qc.ca.

 

Leia também:

 

O que já vimos:

Manual de dicas para brasileiros (parte I)

Manual de dicas para Brasileiros – Moradia

Manual de dicas para brasileiros: Educação no Québec

3 .:

Juba e Dea disse...

E você, o que acha do transporte coletivo daqui do Brasil em relação ao Canadá, por exemplo? Deixe-nos sua opinião, participe! ;)

Recent blog post: Manual de dicas para brasileiros – Transporte coletivo

Juba e Dea disse...

:nana:

Recent blog post: Manual de dicas para brasileiros – Transporte coletivo

Rosi disse...

Nem me fale em transporte público, só de pensar no transporte de sampa já me dá brotoejos...hahaha
Que bom que no Canadá isso é bem diferente.

Ótimo post...

Bjim

Rosi

Recent blog post: Como prometido – meus bebês…

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!