29 de abril de 2009

Ano da França No Brasil

O Ano da França no Brasil foi lançado oficialmente em 23 de dezembro de 2008 pelos Presidentes Lula e Sarkozy.

Para comemorar o evento, os dois comissariados do Ano, presididos por Danilo Santos de Miranda e Yves Saint-Geours, organizaram um espetáculo em homenagem à França e ao Brasil, na sala Vivo Rio, às 19 horas do dia 22 de dezembro.

 

O Ano da França no Brasil oferece ao público, desde o dia 21 de abril até o dia 15 de novembro de 2009, um conjunto de eventos culturais, científicos, econômicos e esportivos envolvendo as instituições e a sociedade civil por todo o território brasileiro. Essa vasta programação tem como objetivo principal reforçar o diálogo entre as sociedades francesa e brasileira, para acompanhar a parceira estratégica assinada pelos dois Presidentes da República em 23 de dezembro.

 

Do lado francês, um comitê de mecenas reúne as empresas que patrocinam a organização do evento: Accor, Air France, Areva, CNP Assurances/Caixa Seguros, Dassault, EADS, GDF Suez, Alstom, Lafarge, PSA Peugeot Citroën, Renault, Saint-Gobain, Safran, Thales et Vallourec, além da Câmara de Comércio Franco-Brasileira.

 

Entre os eventos programados podemos destacar:

Abril: o ano começou no dia 21 de abril, com um grande espetáculo pirotécnico do grupo F na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro; o festival de Ópera de Manaus, inteiramente dedicado à ópera francesa, terá início no dia 23; a Orquestra dos Champs Elysées dará seu primeiro concerto em Brasília, no dia 25 de abril; a exposição “A língua Francesa no Brasil” será inaugurada no museu da língua portuguesa de São Paulo, no dia 27; para fechar o mês, a exposição do Louvre “Houdon, escultor das luzes”, será inaugurada no dia 28 de abril no Rio de Janeiro.

Maio: a França na Virada Cultural de São Paulo; abertura do Festival Mundial do Circo de Belo Horizonte, dedicado ao novo circo francês; fórum-aniversário dos 30 anos de cooperação universitária entre a França e o Brasil (Capes-Cofecub), em Salvador.

Junho: “Paixão Francesa”, na São Paulo Fashion Week; “Estação Brasil”, uma série de shows itinerantes de músicas atuais.

Julho: a França como convidada especial da Feira Literária de Paraty; reunião da rede mundial dos Institutos Pasteur, no Rio de Janeiro.

Agosto: Espetáculo de rua “Os Reis Nômades”, da companhia Transe Express, no Nordeste; Escola de Arte Temporária Franco-Brasileira, em Porto Alegre.

Setembro: a França como convidada da festa nacional brasileira, com a visita oficial do Presidente Sarkozy e a iluminação dos edifícios emblemáticos de Brasília; a França como convidada especial do aniversário de São Luís do Maranhão; “Brasil dos Brasileiros”, fórum e espetáculos sobre as culturas indígenas da fronteira franco-brasileira.

Outubro: a França como convidada especial da Feira do Livro de Porto Alegre; Fórum Franco-Brasileiro de Formação de Engenheiros (BRAFITEC); a França como convidada especial da Feira do Livro de Porto Alegre.

E também: mais de 100 colóquios e fóruns universitários; 60 eventos econômicos; 160 exposições; 100 shows; 80 espetáculos de teatro; 60 festivais de cinema; 40 eventos literários.

Fonte:  França.Br

 

Clique nas imagens abaixo para acessar os sites e saber muito mais sobre as comemorações.

com frança

França.Br 2009

  • No próximo post, publicaremos uma lista com inúmeros Websties da França numa só página. Muito bom!

0 .:

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!