6 de setembro de 2009

Cultura e lazer em Montreal

Manual de dicas para brasileiros parte X

Do ponto-de-vista cultural, Montreal caracteriza-se como um ponto de encontro entre o universo anglo-saxão e a cultura francesa em plena América do Norte. Além disso, incorpora contribuições das principais colônias de imigrantes, tais como de italianos, gregos, judeus, árabes, portugueses, chineses, entre outras. Essa rica diversidade alimenta um amplo circuito cultural permanente.

No verão, depois do longo inverno, a cidade aumenta sua oferta de atrações culturais, onde se destacam eventos de grande porte como o Festival Internacional de Jazz, Festival de Filmes do Mundo, Festival “Juste pour rire” etc.

loisirs-culture2

Os dois principais museus da cidade são o de Belas Artes e o de Arte Contemporânea. No complexo Place des Arts funcionam a Ópera de Montreal e a Orquestra Sinfônica, de grande renome, bem como três importantes salas de espetáculos. Há uma profusão de teatros, cinemas e outros locais de atividades culturais espalhados pela cidade. O Biodôme e o Jardim Botânico não podem deixar de ser visitados. Há, também, o parque olímpico, o IMAX (cinema em terceira dimensão), La Ronde (parque de diversões) etc. Se você quiser fazer um pouco de economia e ter abatimento no preço do ingresso de vários desses lugares, procure obter o cartão ACCÈS-MONTREAL. Em alguns lugares, os ingressos tornam-se até mesmo gratuitos, mediante a apresentação desse cartão. O telefone para informação é 872-1111. Você vai precisar de um retrato, prova de residência (por exemplo: conta de luz), formulário preenchido e taxa de C$5.00 (cinco dólares). O cartão é válido por um ano e pode ser renovado pelo correio.

Os parques de Montreal e arredores são agradáveis e seguros. No verão, podem-se fazer caminhadas pelos bosques e florestas, alugar canoas e pedalinhos ou fazer piquenique. A prática de esportes ao ar livre como voleibol e futebol é permitida na maioria dos parques. No inverno também existe diversão: patinação no gelo, esqui alpino, esqui de fundo, hóquei no gelo e outros.

Procure o centro de lazer de seu bairro e informe-se sobre as diversas atividades. É muito interessante, por exemplo, fazer parte da biblioteca do seu bairro. Para tornar-se sócio basta levar sua prova de residência (conta de luz, telefone, contrato de aluguel) e documento de identidade. No apêndice deste manual encontram-se endereços de várias bibliotecas.

PROGRAMAS DE RÁDIO E TV EM PORTUGUÊS

- Programa Fala Brasil, produzido pela jornalista Edna Torquato, na Rádio Centre-Ville, 102,3 FM, às sextas-feiras, das 18:30 horas às 19:00 horas. O programa é composto de notícias sobre economia, política, ciência, além de entrevistas e música brasileira;

- Programa de música brasileira Made in Brazil, de Camilo Capiberibe, difundido à primeira segunda-feira do mês, das 9:00 horas às 11:00 horas, pela Rádio McGill, CKUT 90,3 FM;

- Segmento “Onda Luso”, com Gilda Salomone, dentro do programa de TV “Luso Montreal”, que vai ao ar às terças-feiras, às 20:00 horas, e aos sábados, às 15:00 horas, no canal multicultural (14);

- Programa semanal de notícias apresentado pelo Senhor Osman Sarmento, na Rádio Centre-Ville, 102,3 FM, às quintas-feiras, de 17:30 horas às 19:30 horas.

- Temas ligados ao Brasil e/ou à comunidade brasileira de Montreal são também apresentados todo mês no programa em espanhol da Sra. Elisa Pierna, na Rádio Montreal (1280 AM). Tais emissões vão ao ar na primeira terça-feira de cada mês às 20:30 horas.

- Música popular brasileira é também freqüentemente apresentada no programa, em frances, do Sr Felipe Batista, na Rádio Ville-Marie (91.3 FM), às terças-feiras, às 20:15 horas.

O que já vimos:

6 .:

Ana disse...

Conheco alguns desses lugares, Montreal eh realmente muito bonita!

bjks,

Helo-Dan-Bella disse...

Oie!
São Paulo é uma cidade que não pára...lazer e diversão 24hs.
Sentiremos falta disso em Québec com certeza....mas lá tbém não ficaremos p/ trás, pois pelo que estamos vendo nos seus posts, teremos muito p/ conhecer!8-)
Um abração!

Recent undefined:=- Oh no! Comluv had an error with your feed, see message below!

Guest disse...

tudo de bom pra vcs também!
eu adicionei o blog de vs no nosso, ok?
Beijos e boa sorte!
Valéria Piceda

AnaCarol disse...

ola!!!

entao, acho que agora sim estou tranquila depois do csq! tive um choroô danado! mas só hoje! aff
até então estava 'em choque'!

semana q vem enviamos o federal! :-D


aahh adorei essa das radios! eh em montreal?!
apsar de trabalhar com design trabalhei em radio 3,5 anos!
de fato que nao vou deixar de passar por la!
ouvimos sempre o canadá direto, em podcast e é exatamente o script q eu fazia na faculdade e na tupi ;)

adorei esse post!


bjusssss :*

Recent blog:=- Oui! Nous avons CSQ!

Rosi disse...

Boas dicas para qdo formos visitar Montreal!!! Espero conhecê-los logo..rsrs

Bjos

Rosi

Recent blog:=- Malas e mais malas

Helo-Dan-Bella disse...

Oie....tudo bem por aqui?...vcs estão quietinhos essas últimas semanas!
Um abração! 8-)

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!