4 de junho de 2009

Manual de dicas para brasileiros: Educação no Québec

Antes de sair do Brasil, você ficou sabendo que o Canadá é um país bilíngüe. No Quebec, a língua francesa é oficial. Por isso, se você fala só inglês é melhor começar a estudar francês.

Informações gerais sobre o tema podem ser encontradas no sítio do Ministério de Educação do Quebec (http://www.meq.gouv.qc.ca).

manual

O ensino no Quebec

O sistema escolar compreende a educação pré-escolar, o ensino primário, o secundário, o colegial e o universitário.

A escola é obrigatória para todos, dos 6 aos 15 anos.

A educação pré-escolar, primária e secundária, é gratuita nas escolas do setor público. A administração das escolas públicas compete a comissões escolares, sob o controle do Ministério da Educação, que as financia e lhes determina a natureza dos serviços educativos. As escolas públicas são laicas.

 

A rede de ensino colegial constitui-se de CEGEPs (Collège d’Enseignement Général et Professionnel) ligados ao Ministério da Educação. Esta estrutura do ensino é uma particularidade da Província do Quebec. Nas outras províncias canadenses, o estudante que termina o curso secundário pode pleitear sua matrícula numa universidade imediatamente.

 

Os CEGEPs são instituições de ensino de nível intermediário, entre o secundário e o universitário. Oferecem dois tipos de programa:

a) pré-universitário: com duração de dois anos, após os quais o aluno entrará na universidade, onde se especializará;

b) técnico ou profissionalizante - com duração de três anos, após os quais o aluno se graduará como técnico em alguma especialidade.

 

Na sistemática canadense, o primeiro ano do CEGEP corresponde ao último ano do segundo grau. Dessa forma, o segundo ano do CEGEP corresponderia ao primeiro ano de um curso de nível superior. A possível equivalência com curso universitário no Brasil é determinada, caso a caso, pela universidade brasileira envolvida.

O ingresso no CEGEP somente é válido para os estudantes com idade correspondente ao seu nível escolar (entre 17 e 22 anos). Os interessados devem procurar o departamento para alunos estrangeiros das universidades, cujas informações também podem ser encontradas via Internet, como por exemplo o excelente guia criado pela Universidade Concórdia para estudantes estrangeiros (http://advocacy.concordia.ca/international).

 

Adulto: O governo do Quebec oferece curso de francês para o imigrante, que recebe bolsa para estudar, já que ele não pode trabalhar porque ainda não domina a língua francesa. O interessado deve procurar o Carrefour d’Integration (tel. (514) 864-9191, www.immigration-quebec.gouv.qc.ca ), e perguntar qual o Carrefour mais próximo de sua residência. Caso o imigrante possua nível superior, o Carrefour d’Integration possibilita acesso ao curso de francês em universidades. Existem também cursos particulares que ensinam idiomas, tais como: YMCA, universidades McGill, Concórdia, de Montreal e do Quebec em Montreal (UQAM), entre outros.

 

Se o imigrante fizer o curso do Carrefour d’Intégration em horário integral e não dominar o idioma francês em grau suficiente para conseguir um emprego, terá direito a receber bolsa. Se, apesar de não dominar a língua francesa, já estiver trabalhando, poderá fazer o curso em horário noturno, mas, neste caso, não terá direito a remuneração. É bom observar que esse curso tem como finalidade não só o ensino da língua francesa, mas também a integração do imigrante na comunidade montrealense. Se você não for imigrante, não terá direito aos serviços do Carrefour.

Para o adulto que ainda não teve oportunidade de completar seus estudos primários ou secundários, existe a possibilidade de fazê-lo por meio do Serviço de Educação para Adultos das escolas. O residente temporário também tem direito de usá-lo.

Os residentes temporários deverão solicitar, no mesmo telefone do Carrefour d’Intégration, uma entrevista para obter autorização para estudar no Quebec, denominada Certificado de Aceitação do Quebec (CAQ). Observe que tal documento só é emitido mediante apresentação da carta de aceitação da instituição de ensino do Quebec, devendo ser solicitado quando o interessado estiver no Quebec.

 

Abaixo estão os endereços de alguns dos centros de educação contínua das universidades onde são oferecidos cursos de línguas, bem como endereços dos Centros de Estudantes Internacionais:

McGill

Centre for Continuing Education

688 rue Sherbrooke Ouest, 3ème étage

Montreal, Q.C.

H3A 2R1

Tel: (514) 398-6160

Fax: (514) 398-2650

info@lan.mcgill.ca

www.mcgill.ca

McGill International Students’ Centre

e-mail: MISM@ssmu.mcgill.ca

Concordia University

Centre for Continuing Education

1600, St. Catherine Ouest

Montreal, QC

H3H 2S7

Tel: (514) 848-3600

fax: (514) 848-2806

www.concordia.ca

Concordia International Students’ Centre

1455, boul. De Maisonneuve Ouest

Montréal, QC

H3G 1M8

Tel: (514) 848 3515

Fax : (514) 848-3599

www.advocacy.concordia.ca/international

iso@alcor.concordia.ca

Université de Montréal

Faculté Education Permanente

C.P. 6128

Succursale Centre Ville

Montreal, Q.C.

H3C 3J7

Tel: (514) 343-6090

Fax: (514) 343-25304

www.fep.umontreal.ca

Centre d’Etudiants Internationaux de

l’Université de Montréal

www.umontreal.ca

Centre d’Etudiants Internationaux de

l’UQAM

Pavillon J.-A.-de Sève – Local 2250

Tel : (514) 987-3580

Fax : (514) 987-6620

www.uqam.ca

e-mail: SVC.accueil@uqam.ca

 

Criança: Filhos de família imigrante só poderão estudar em escola pública francesa. As crianças são colocadas numa classe comum a todos os imigrantes (classes d’accueil, divididas por idade), onde permanecem até atingir as habilidades mínimas de comunicação oral em francês e noções elementares de leitura e escrita, preparando-se, assim, para a escola de seu bairro.

Dependentes menores de residentes temporários não são obrigados a estudar em escola francesa. Necessitam, porém, de permissão para estudar em inglês, caso assim o prefiram. Essa permissão é dada pela English Montreal School Board ou pela Comission Scolaire de Montreal. Em geral, o pai ou responsável deve comparecer à Comissão escolar munido dos passaportes (o seu e o da criança) e respectivos vistos. Antes de inscrever seu filho, o residente temporário pode visitar as escolas de seu bairro e escolher aquela de sua preferência. Claro que pode ser uma escola de outro bairro, longe do seu, mas não se esqueça do inverno no Canadá: é mais seguro e cômodo que a escola seja próxima de sua casa, apesar de haver serviço gratuito de ônibus escolar, pois este somente atende a perímetro limitado ao redor da escola.

 

Após decidir-se pela escola, é necessário, para concretizar a matrícula, que o interessado vá a uma das Comissões Escolares, a fim de obter a autorização do Ministério de Educação para que seu filho possa ser matriculado. É neste momento que se obtém também a autorização para estudar em inglês, se for o caso.

Documentos necessários:

· certidão de nascimento;

· passaporte com visto válido ou comprovante de imigração;

· pagamento de taxa em espécie, que em alguns casos será devolvida posteriormente pela escola.

Para ser aceito:

· no pré-maternal, deve ter 4 anos antes de 1º de outubro;

· no maternal, deve ter 5 anos antes de 1º de outubro;

· no 1º ano, deve ter 6 anos antes de 1º de outubro.

 

Observação: O interessado pode também optar por escola da rede particular. O imigrante ou residente permanente que não tenha antecedentes de estudos em inglês só poderá inscrever seus filhos em escola francesa. Caso você opte por escola de ensino em língua inglesa, deverá obter autorização das autoridades competentes para efetivar a inscrição.

Endereços:

English Montreal School Board (www.emsb.ca)

6000 Fielding Avenue, room 121

Montreal, QC, H3X 1T4

tel: (514) 483-7200

Commission Scolaire de Montréal (www.csdm.qc.ca)

3737, Rue Sherbrooke Est

Montreal, QC, H1X 3B3

tel: (514) 596-6000

 

Leia também:

3 .:

Mahal disse...

Olá. Legal o blog, parabéns!
Estou querendo emigrar para o Quebec, junto com minha esposa. Gostaria de saber algumas coisas:
1) Apenas o Quebec está atraindo imigrantes, ou há essa possibilidade em outras províncias canadenses ?
2) Sou professor de ensino fundamental e médio. Para exercer essa profissão em Quebec, é provável que eu precise de um francês perfeito, certo ? E mais, vocês saberiam em quanto está o salário de professor, em média, por lá ?
3) Com a crise global, será que diminuem as chances de seleção ?
Obrigado desde já,
um abraço

Juba e Dea disse...

Olá Mahal, por algum motivo, não recebemos notificação desse seu comentário, e só o vi agora. Bem, vamos lá então.

respondendo suas perguntas:

1)existe o processo Skilled Worker Canadá para o restante das províncias: (http://jubaedea.blogspot.com/2008/12/38-profisses-priority-list.html)

2) você terá que dominar o idioma perfeitamente sim.

3:)O que se sabe sobre as chances, são as que estão nas regras de imigração de cada processo. Leia a recente postagem:http://jubaedea.blogspot.com/2009/07/novas-regras-para-imigracao-via-quebec.html

espero ter ajudado.:)
abraços

Recent blog post: Quando o desconcertante é "não morrer de rir"!

Juba e Dea disse...

Olá Mahal, por algum motivo, não recebemos notificação desse seu comentário, e só o vi agora. Bem, vamos lá então.

respondendo suas perguntas:

1)existe o processo Skilled Worker Canadá para o restante das províncias: (http://jubaedea.blogspot.com/2008/12/38-profisses-priority-list.html)

2) você terá que dominar o idioma perfeitamente sim.

3)o que se sabe sobre as chances, são as que estão nas regras de imigração de cada processo. Leia a recente postagem:http://jubaedea.blogspot.com/2009/07/novas-regras-para-imigracao-via-quebec.html

espero ter ajudado.
abraços

Recent blog post: Quando o desconcertante é "não morrer de rir"!

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!