9 de março de 2009

Blogagem Coletiva – Inclusão Social

Recebi o convite de Mírian Mondon do Café com Poesia, para participar da Blogagem Coletiva–Inclusão Social, promovido pelo blog Esterança. Deixei para postar a respeito na última hora, pois não entrei na net nesses últimos dias. Como acho o tema muito importante, deixo como contribuição um pequeno texto de Ariovaldo Ramos. O texto não fala exatamente sobre inclusão, mas sobre justiça social e sobre o se importar com o outro, com o diferente, com o excluído. Já é um bom começo para a Inclusão Social.
… "Jesus veio revitalizar o conceito de humanidade, portanto, veio chamar os homens à contramão do individualismo, e quem está na contramão do individualismo está na mão da inclusão social.


Portanto, era de se esperar que a igreja se incomodasse com os excluídos, porque nós sabemos que a exclusão é a negação da salvação. A igreja deveria ser o maior movimento de inclusão social jamais visto, o maior movimento de repúdio ao individualismo e ao consumismo, o maior movimento de promoção comunitária e de promoção da dignidade humana…." Veja aqui o texto na integra de Ariovaldo Ramos sobre Inclusão Social a partir da igreja.
Em tempo: O convite à participar do Blogagem Coletiva é para todos!


                       Salvação e políticas públicas por Ariovaldo Ramos
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Mt 25.31-40: 31 Jesus terminou, dizendo: — Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. 32Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. 33Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. 35Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. 36Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar." 37— Então os bons perguntarão: "Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? 38Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? 39Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?" 40— Aí o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram."

Esse é o juízo sobre as nações. Para determinar as nações que continuam na história: um juízo a partir das obras. Não tem a ver com salvação pessoal, porque esta é pela fé. Este juízo tem a ver com salvação nacional.

Sodoma foi destruída porque não passou por este juízo, foi condenada por injustiça social (Ez 16.49).
Passará por esse juízo a nação que tiver políticas públicas que derem conta dessas demandas sociais. Políticas tais como: Segurança alimentar e nutricional (saciedade da fome); acesso à água, logo, saneamento básico e pleno - a torneira e os resíduos de casa assim como o manancial (dessedentação); justiça agrária e urbana (fixação de estrangeiro geográfico, étnico e social); distribuição de renda (vestimenta ao nu); garantia de dignidade à pessoa, gestão da segurança a partir da prevenção à violência e decência na gestão penitenciaria (visita ao preso); projeto educacional amplo (direito básico que fomenta os demais), etc.
A Igreja, ao indivíduo, prega a salvação pessoal; à nação, prega a salvação nacional, que cobra políticas públicas que implantem a justiça social.
Ariovaldo Ramos é filósofo e teólogo, além de diretor acadêmico da Faculdade Latino-americana de Teologia Integral, missionário da Sepal e presidente da Visão Mundial. É membro da equipe editorial da Edições Vida Nova e do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional)
blogagem coletiva

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