11 de fevereiro de 2009

O Brasil e o Curling

Brasileiros desafiaram os Estados Unidos... no Curling

Quatro brasileiros que se aventuram com as vassouras tiveram uma missão impossível pela frente: Derrotar o time americano na estreia em Bismarck, na Copa Chalenge. Pela 1ª vez o Brasil participou de uma competição Internacional de Curling .

Um esporte estratégico e praticamente desconhecido pelos brasileiros. Conhecido lá fora como "xadrez no gelo", ele exige habilidade dos jogadores para que a pedra de granito siga o caminho desejado pelo lançador. A vitória contra os EUA daria ao Brasil uma vaga no Campeonato Mundial deste ano.  

                              São estes os brasileiros  desafiantes:
CurlingTeam brasil
  • Celso Kossaka de Curitiba, PR,
  • Marcelo Mello de Porto Alegre, RS,
  • Cesar Santos e
  • Luis Augusto Silva, ambos de São Paulo
O quarteto do Brasil pratica o Curling a pouco mais de 1 ano em Sherbrooke, Québec, no Canadá. O técnico da equipe é o canadense Marc Richard, e a assistente, Judy Cassidy, também canadense. Vale ressaltar que o Canadá, é campeão mundial do esporte, e a nação anfitriã dos jogos.

A equipe brasileira de Curling jogou 5 partidas contra os EUA e a equipe vencedora tinha que  ganhar pelo menos 3 partidas. A primeira partida aconteceu no dia 30 de Janeiro. A  2ª e 3ª aconteceram no dia 31 de Janeiro e os dois últimos Jogos, foram no dia 1º de Fevereiro. Todos os jogos foram realizados no Capital Curling Club, na cidade de Bismarck, Dakota do Norte, EUA.
“Em nenhuma parte dos mais de 8 milhões de quilômetros quadrados tropicais do Brasil existe um campo dedicado ao curling, esporte de vassoura e pedra jogado no gelo que entrou para os Jogos Olímpicos de Inverno em 1998 .
Então, quando o corpo governante do esporte americano, o USA Curling, recebeu um desafio oficial do Brasil no verão passado pela segunda vaga do hemisfério ocidental para o campeonato mundial masculino de 2009, Rick Patzke, diretor de operações, não soube o que pensar.
O fato de Patzke saber que o Brasil tinha uma seleção mostra como os boatos correm nos círculos de curling. Os quatro jogadores brasileiros não eram nem conhecidos pela Confederação Brasileira de Desportos até o início de 2008 (UOL.com)"
Leia a reportagem completa do UOL “Jogadores de curling provam que nem todos os brasileiros jogam futebol, e saiba mais sobre estes corajosos brasileiros, e a importância do desafio contra os EUA numa estréia.


Conheça mais sobre o CURLING
  •  A história do Curling, no site da CDBG.

  •  Como se joga curling? "Varre, Varre, Vassourinha", na edição 228 da Super.


  • Assista abaixo um lance da final entre Canadá e Finlândia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, disputado em Turim, na Itália:

    0 .:

    Postar um comentário

                           
    Obrigado por deixar o seu comentário!