14 de junho de 2008

Metrô de Toronto procura talentos musicais


Músicos, essa é nossa área!
Pena que eu ainda estou no Brasil, rsrsrs


Quem vê alguém tocando em uma estação do metrô de Toronto muitas vezes não imagina que esse músico precisou passar por um processo de seleção até obter sua licença.

Desde 23 de maio, formulários do TTC Subway Musicians Audition estão disponíveis de segunda a sexta, das 8 da manhã às 5 da tarde, no escritório central da TTC, no número 1900 da Yonge Street, na estação Davisville (ou no www.ttc.ca). E qualquer um pode se candidatar, desde que tenha idade mínima de 18 anos e retorne os papéis preenchidos até 27 de junho.notas musicais e harpa
 
As audições
Os primeiros 175 artistas inscritos, entre solos e dupla, serão convidados para a audição que acontecerá entre 15 e 17 de agosto no Canadian National Exhibition. Um júri selecionará os 74 melhores atos que receberão, então, uma licença para tocar por um ano em 25 estações do metrô de Toronto.

Os músicos serão avaliados por um painel composto por celebridades, professores de música, representantes de festivais de jazz, folk music e até do Royal Conservatory of Music em três categorias: presença de palco, talento musical e valor do ato enquanto entretenimento.

Quase 30 anos e alguns grandes sucessos
Até 1979 as regras da TTC não permitiam que artistas se apresentassem no metrô. Se algum músico era pego tocando em uma estação, era convidado a se retirar pelo pessoal da segurança. Mas a direção do órgão percebeu que a insistência dos músicos era maior que qualquer outra coisa e, naquele mesmo ano, eles organizaram a primeira audição. Pouco mais de 50 artistas participaram do evento inaugural e apenas oito licenças foram concedidas.

De lá pra cá, o programa de musica nas estações so cresceu, alem de ter servido de ponto de partida para o lançamento de algumas carreiras de bastante sucesso. Dois vencedores do prêmio Juno, o Oscar da música canadense, já participaram desse programa da TTC, Adam Solomon do African Guitar Summit e Roger Ellis, ex-integrante do grupo de pop-rock Edward Bear.

Vale tudo
Apesar de a grande maioria dos inscritos, ano após ano, tocarem guitarra ou violão, a lista de instrumentos que já deram o ar da graça no processo seletivo é mesmo extensa e variada. O júri já ouviu e avaliou apresentações de balalaika, violino, kalimba, violoncelo, sax, banjo, mandolin, flauta chinesa e flauta pan. Outra curiosidade interessante é que a grande maioria dos candidates toca e canta composições originais.

fonte: Brasil News 27/05

0 .:

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!