16 de junho de 2008

Informações Gerais sobre o Canadá

Línguas
Em nível federal, as duas línguas oficiais são o inglês e o francês. As agências federais e algumas províncias oferecem serviços bilíngües. A língua oficial na província de Quebec é o francês. O Canadá tem uma das sociedades mais multilíngüe do mundo. Com mais de 100 línguas identificadas como línguas maternas (Estatísticas do Canadá, 2001), as 10 mais faladas no Canadá são: inglês 58,6%, francês 22,6%, chinês (inclui mandarim, cantonês , hakka e outras línguas chinesas) 2,9%, italiano 1,6%, alemão 1,5%, punjabi 0,9%, espanhol 0,8%, e português, polonês e árabe, todas 0,7%.



Religiões
Católicos 43,6%; Protestantes 29,2%; Cristãos Ortodoxos 1,6%; Cristãos (outros) 2,6%; Muçulmanos 2,0%; Judeus 1,1%; Budistas 1,0%; Hindus 1,0%; outros 5,6%; sem religião 16,5%.



Moeda
A moeda corrente é o dólar canadense, divididos em 100 cents (centavos de dólar). Há notas de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares; e moedas de um, cinco, 10, 25 e 50 cents , bem como moedas de um e dois dólares.



Horário Padrão
O Canadá tem seis zonas temporais. Do primeiro final de semana de novembro até o segundo final de semana de março o horário padrão abaixo é válido. Durante o resto do ano, há Horário de Verão (exceto em Saskatchewan).
Horas atrás do horário do meridiano de Greenwich (GMT):
Newfoundland (ilha) 3.5
Outras Províncias Marítimas 4
Zona Oriental 5
Zona central 6
Zona das montanhas 7
Zona do Pacífico 8
Horário Comercial



Bancos
Geralmente, os bancos abrem de segunda a sexta-feira das 8h00 ou 9h00 até as 18h00. Alguns bancos (ou agências) têm horários ampliados de funcionamento durante a semana e estão abertos durante parte do dia aos sábados.



Repartições Públicas
O horário de funcionamento para todos os níveis de repartições do governo é das 8h30 até as 16h30



Comércio
O horário de atendimento do comércio varia muito de província para província, e dentro dos municípios. Geralmente, as lojas de alimentos ficam abertas por mais horas (por exemplo, das 8h00 às 20h00) e funcionam diariamente, exceto nos feriados; nas grandes cidades, existem supermercados, farmácias e lojas de conveniência abertas 24 horas.



Férias e Feriados
Férias: Regidas pelas leis trabalhistas das províncias e contratos dos sindicatos. Muitos empregados recebem apenas duas semanas anuais de férias, mas aqueles com um tempo maior de serviço podem receber de quatro a cinco semanas.
Feriados: 1 de janeiro, Sexta-feira Santa e Páscoa, Dia de Victoria (Maio), 1 de julho (Dia do Canadá), primeira segunda-feira de setembro, segunda segunda-feira em outubro, 11 de novembro, 25 e 26 de dezembro. Outros feriados adicionais estão relacionados a províncias específicas, como o dia 24 de junho no Quebec e a primeira segunda-feira de agosto na maioria das províncias.



Exigências de Entrada no País
Os visitantes que chegam do exterior precisam de um passaporte válido. Os visitantes de muitos países também precisarão de um Visto Temporário de Residência (TRV) para entrar ou para transitar pelo Canadá. O melhor é checar com a Embaixada Canadense ou Consulado mais próximos, ou checar com o serviço de Cidadania e Imigração do Canadá pelo website ( Inglês , Francês).



Sistema de Saúde
O Canadá tem um sistema de saúde nacional para cidadãos e residentes permanentes. O sistema beneficia os negócios de duas formas: ele ajuda manter uma mão de obra saudável, e reduz drasticamente os custos com benefícios para trabalhadores. O Governo do Canadá fornece apoio previsível para as províncias e territórios por meio do Canada Health Transfer (Transferência de Saúde do Canadá)(CHT). As transferências em dinheiro, de acordo com a legislação, devem podem crescer 6 por cento ao ano até 2013-14. Isso significa um adicional de C$1,1 bilhões em 2006-07 e C$1,2 bilhões extra sobre esse valor em 2007-08 para apoio dos sistemas de saúde das províncias e territórios, crescendo a cada ano a partir daí. Além do CHT, C$5,5 bilhões em fundos para redução de tempo de espera será fornecido às províncias e aos territórios a partir de 2004-05 até 2013-14 como parte de um Plano de 10 anos.



Conexões a partir do Canadá
Aérea
A maior parte das companhias aéreas internacionais tem vôos diretos ou conexões para o Canadá. A maior parte dos visitantes chegando de vôos internacionais entram o país pelos aeroportos de Toronto, Montreal ou Vancouver.
Marítima
O trânsito de passageiros por mar para o Canadá é um pouco limitado pelo número de transportadoras, mas há um número razoável de navios de cruzeiro no verão.
Terrestre
Há 12 estradas principais que cruzam as fronteira com os Estados Unidos e inúmeras estradas menores. Muitos dos oficiais da imigração da CBSA oferecem serviços 24 horas por dia.



Corrente Elétrica
Toda a América do Norte utiliza voltagem 110 para a maioria das residências e estabelecimentos comercias.

link: http://www.investincanada.gc.ca/pt/canada-at-a-glance/general-information.aspx

1 .:

Marcelão disse...

Graaaaaaaande Juba!!! Tá anotado o contato da Jô!!! Quando voces vêm?!

Abraços,
Marcelo & Cenília

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!