6 de julho de 2008

A (des)cultura das moedas


No Brasil, troco abaixo de 05 centavos, simplesmente não existe na maioria dos estabelecimentos. Alguém já observou isso? Os caixas ignoram moedas de 01 centavo, e se você as pede por direito, eles te olham como se você fosse o ser-humano mais doido do planeta.

Quem têm essa "esquisita mania" como eu e o Juba de esperar pelas moedinhas que lhe faltam, já deve ter passado muitas vezes por essa experiência.


Resolvi escrever sobre esse tema porque quase sempre que vou a alguma loja, super, hiper ou apenas mercado e pago em dinheiro na forma das antigas notas e moedas, fico com cara de palhaça esperando os tão "inúteis" centavinhos. Inúteis nada pois em certos momentos fazem é muita falta!

É bem verdade que em alguns estabelecimentos, já lhe dão o troco a mais(o que também não é justo) mas na maioria das vezes, acontece o contrário.

Um exemplo entre muitos que se repetem

Hoje fui numa dessas "lojas tradicionais franquiadas" que vendem de chicletes a eletrodomésticos, e que por sinal o jingle de suas propagandas cola em sua cabeça (droga), comprar algumas coisinhas do dia-a-dia. Paguei, e o troco era de exatamente de 03 reais e 03 centavos. O caixa então me devolveu a nota da compra juntamente com 03 reais, e ce fini. Educadamente perguntei à pessoa do caixa se ela não teria os alienígenas 03 centavos!

Ela me olha com a tradicional cara de espanto e imediatamente responde em forma de pergunta:
-Você não têm 02 centavos? - Não, respondo eu. Aliás, pensei comigo, como teria se nunca devolvem meus "bobinhos" centavos? Ela então devolve-me 05 centavos ao invés dos três por mim de direito.

Até entendo que as moedas de um centavo faltam no mercado, mas, penso que a questão é cultural mesmo, pois já se criou o hábito de ignorar tais moedas como troco. Imaginem quanto não se soma nessas lojas no final de um dia, de uma semana ou de um mês só com esses centavinhos?

Juba disse-me que no Canadá é diferente...

Bem, fiz um desabafo de anos.
E você, qual sua opinião sobre esse assunto?
abçs

5 .:

Anônimo disse...

Oi, Andrea e Juarez!

Faz um tempinho que não nos falamos, não é? A questão da minha viagem para estudar em Montreal teve que ser adiada pq estamos e mudança novamente. O Júnior recebeu proposta de transferência para Recife pela empresa daqui. Resultado: esses dias estão uma correria só. Inicialmente eu ficarei em Salvador pq estou com um trabalho temporário lá em vista e depois vou pra Recife também.

E vcs? Tudo bem? Infelizmente não pudemos nos conhecer pessoalmente, mas não faltarão oportunidades. Quando quiserem passear em Recife, é só falar. rss.

Um abraço e tudo de bom pra vocês. Bons estudos para a entrevista e sucesso!
Leila e Júnior

Anônimo disse...

Oieee
aqui no Quebec a gente tem achado bastante moeda de 0,01 no chão. Pegamos todas! hehehe
Já temos uns 0,20 acumulado assim!
Nosso primeiro dinheiro ganho no Canadá!!
Agora já evoluimos um pouco, ja achamos 2 vezes moedas de CAD 2,00!!
Um salto!!!
abraços
Erika
www.leslapins.wordpress.com

Juba e Dea disse...

que engraçado essa história Érika! Eu tbm pegari-as todas! Agora, de 2CAD, hahahaha, que massa! Dá para ir ao dolorama compras coisinhas!!

Mas sério que as moedas dào sopa assim na rua?Mas nos estabelecimentos é bem diferente que aqui no Brasil né?
abcsss
andrea

Sem passado disse...

Andrea e Juarez,

Pois é amigos, infelizmente aqui no Brasil essa não é uma prática, valorizar cada centavo literalmente falando.

Algum tempo atrás rolava um comercial na TV do cara recebendo uma bala como troco, e isso acontecia e ainda acontece muito, ou seja leva a bala e não enche as paciências!

Nos Estados Unidos existem em diversos locais, máquinas para se trocar as moedinhas por cédulas, obviamente é cobrada uma taxa, mas isso insentiva as pessoas a guardarem os trocadinhos. Sem falar também que em todos os estabelecimentos comerciais o troco lhe é dado rigorasamente correto, se o que você compra custa US$ 1.98 e você paga com US$ 2.00 tenha certeza que receberá suas duas moedinhas de 1 centavo.

Enfim, culturas diferentes, nesse caso, infelizmente!

Bom, aproveitamos a oportunidade para desejar muita sorte no processo para vocês! Nós agora estamos aguardando o pedido dos exames médicos, haja coração!!

Precisamos bater um papo ein! Domingo agora vai rolar um encontro no Shopping Metro Santa Cruz, mas não poderemos ir infelizmente, entretanto vamos ver se programamos um outro encontro para não muito longe, blz?

Um grande abraço e até mais,

Ricardo e Rosangela

Juba e Dea disse...

Ricardo e Rosangela


Ah, Obrigada pela "boa sorte" no processo, :):):)
Precisaremos!

Realmente a cultura é bem diferente....
E teremos que nos acostumar. Acho que em muitos casos, não será dificil não; o que você acha?

Não sabemos se irmos nesse encontro da Sta Cruz também...mas, com certeza precisamos nos encotrar para colocar o papo em dia.

A gente se fala.

abçs nos dois
andrea e juba

Postar um comentário

                       
Obrigado por deixar o seu comentário!